Estimados compas, participar es tan simple cuanto importante!
ThyssenKrupp mata Baía de Sepetiba
La empresa alemana ThyssenKrupp y la empresa Vale do Rio Doce estan construyendo una mega-siderúrgica y un puerto de exportación de acero, que está destruyendo la vida en la Bahia de Sepetiba. Este complejo siderúrgico y portuário que lleva el nombre de Companhia Siderúrgica del Atlântico (CSA) está ubicado en el barrio de Santa Cruz, a las margenes de la Bahía de Sepetiba, en la ciudad de Rio de Janeiro.
Por favor, participe de esta ación de protesta. No dejes que las grandes empresas destruyan la tierra y el mar. Envie una carta personal al presidente de ThyssenKrupp o use la carta que están en las siguientes webs:
http://www.salveaselva.org/protestaktion.php
Ao
Presidente da diretoria
Dr.-Ing. Ekkehard D. Schulz
ThyssenKrupp AG
Postfach 10 10 10
D-40001 Düsseldorf
E-Mail: info@thyssenkrupp.com
Dr. Jürgen Claassen
ThyssenKrupp AG
Corporate Communications and Strategy
August–Thyssen–Str. 1
D-40211 Düsseldorf
juergen.claassen@thyssenkrupp.com
Prezado Senhor Dr.-Ing. Ekkehard D. Schulz
a sua empresa alemã está construindo uma siderúrgica e um porto de exportação de aço para Alemanha, com o nome Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA). Mas, segundo as informações dos pescadores afetados e dos movimentos ecológicos e sociais, o seu projeto está destruindo a Baía de Sepetiba e as vidas dos mais de 8000 mil pescadores da região. Por isso eu estou muito consternado.
Em maio de 2008, o Tribunal Permanente dos Povos (TPP), em Lima, condenou a ThyssenKrupp e a Vale por crimes ambientes e violações de direitos trabalhistas e humanos na Baía de Sepetiba. Segundo o Fórum de Meio Ambiente da Baía de Sepetiba, a licença ambiental da sua CSA é absolutamente ilegal. A sua empresa destruiu uma área de manguezal durante as obras. E a pesca foi quase eliminada na região, por causa do processo de dragagem que espalhou lama e metais pesados, matando os peixes, destruindo a biota marinha e alterando o ciclo de reprodução do pescado e dos crustáceos.
A ThyssenKrupp tem a maior participação no projeto CSA. Por isso eu peço ao Senhor para paralisar esta obra e impeça a sua construção. Indenize efetivamente e corretamente as famílias de pescadores pelos prejuízos e pela destruição do meio ambiente deles. Além disso, a sua empresa precisa financiar a recuperação dos mangues e de outras destruições que ela fez.
Atenciosamente
